sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MEMÓRIA “RESUMIDA” DA REUNIÃO FRENTE ANTIFACISTA




Memória “resumida” da Reunião para estabelecimento de estratégias diante do encontro de formação da Frente Nacionalista em Curitiba-PR.

 

A reunião não teve como finalidade formar mais uma frente de movimentos e segmentos da sociedade, o objetivo foi traçar estratégias para integrar e fortalecer as frentes já formadas.

 

No mesmo dia 12 de dezembro de 2015 acontecerá em Curitiba a Caminhada das Afeminadas e outros eventos da base socialista.

Estamos cientes que Curitiba, faz muito tempo, é base para encontros de grupos com ideologia neonazista e uma das capitais mais violentas para alguns seguimentos da sociedade como: negras, negros, LGBT, migrantes, comunidades de matrizes africanas entre outros. Porém a reorganização desses movimentos aqui, tem um simbolismo grande quando observamos o fortalecimento e empoderamento de grupos fascistas e opressores.

 

A reunião ocorreu no dia 09/12/2015, às 18h30 na Comissão Municipal de Direitos Humanos – Rua Barão do Rio Branco, 45, 9º andar – Centro

 

 

Em 09 de dezembro de 2015 às 18h30 e, atendendo ao convite disparado pelo Dom da Terra AfroLGBT / CEN / ABGLT, foi realizado no espaço da Assessoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba a reunião para discutir estratégias (para o dia 12/12 e desdobramentos) diante do lançamento da Frente Nacionalista que tem na sua composição membros ativos dos Carecas do ABC, Carecas do Brasil e Orgulho Hétero.

Foi expostos os motivos, já conhecido por todas e todos presentes, sobre os propósitos da tal frente, além de uma grande rodada de análise da situação local, conjuntura nacional e pontos que esclarecem os motivos dos fortalimento e do o crescimento da onda conservadora no país.

 

Ainda pelas/os participantes foram tiradas dúvidas sobre:

a)     atuação da Guarda Municipal;

b)    habeas corpus;

c)     inteligência e atuação das instituições de segurança pública;

d)     Interdito proibitório; (...) e levantamento de eventos passíveis de ataques no sábado: Caminhada das Afeminadas (Santos Andrade - Rua XV - Boca Maldita) , Baile Bom (Sociedade 13 de Maio) Plenária Municipal e Estadual do PCdoB (Centro), também foram levantadas outras hipóteses para possíveis ataques, Pessoas em Situação de Rua, LGBT(sobretudo as Trans que trabalham nas ruas).

 

Formados os grupos e comissões a orientação foi para as integrantes se organizarem para colocar em prática os encaminhamentos.

 

Assinaram a lista de presença 52 pessoas de 39 entidades:-

01)   ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais;

02)   Assessoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Curitiba

03)   Aliança Jovem LGBT

04)   ANTIFA 16

05)   APTILSPR

06)   Associação Casa do Peregrino

07)   Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD

08)   CAPSI

09)   CASLA

10)   CEM

11)   Coletivo de Entidades Negras – CEN

12)   CONESD-PR

13)   CRESS PR

14)   CRP-PR

15)   Curitiba Negra

16)   Direito Pra Todxs

17)   Dom da Terra AfroLGBT

18)   Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná

19)   DPT

20)   ENEGRECER

21)   Fundação Cultural de Curitiba – PMC

22)   GAPE

23)   Grupo Dignidade

24)   Guarda Municipal de Curitiba

25)   IMAP – PMC

26)   Marcha das Vadias de Curitiba

27)   MAS

28)   Movimento Antifascista

29)   PCB

30)   PCdoB Curitiba

31)   Sinditest

32)   Sindypsi

33)   UBM

34)   UJC

35)   UJS

36)   UNA-LGBT

37)   UPES

38)   UTP

 
Curitiba, 09 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário