terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MARX E A ECOLOGIA


Antes mesmo da concepção de sustentabilidade e das preocupações ambientais modernas, Marx já escrevia sobre a necessidade de cuidados com a natureza. Para ele, o homem é parte integrante dela. Entretanto esses conceitos dividem opiniões até hoje.

Conceitos como sustentabilidade e ecologia já eram discutidos muito antes de se tornarem moda nos meios empresariais e midiáticos, como acontece hoje. A preocupação com o equilíbrio da natureza fazia parte dos estudos de Karl Marx que, com outros termos, abordava a necessidade de uma economia equilibrada, e para tanto, o consumo consciente, sempre relacionando esses aspectos à justiça social.
Em "O Capital", além de falar sobre o capitalismo, que esgota as forças do trabalhador, ele aponta suas reflexões também para o esgotamento da terra pelo sistema. Além disso, ele propõe que o homem á parte da natureza e, portanto, deveria ter papel de guardião desta natureza. Mas, há quem diga que esses conceitos não se aplicam na teoria de Marx, resultado de interpretações enviesadas de sua obra (...)

Para se aprofundar mais sobre o assunto leia em:


Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário