quinta-feira, 8 de março de 2012

CURITIBA CONTINUA A 6ª CAPITAL MAIS VIOLENTA


Dados oficiais demonstram que Curitiba, considerada Capital Ecológica do País, recebeu também há poucos anos o título de umas das Capitais mais violentas do País, em 6º lugar para sermos mais exatos.

Abaixo apenas uma pequena demonstração do que ocorreu na madrugada de 08/03/12, além de dados explicativos tirados do Sítio da Band em 6 de fevereiro de 2012, com texto de Lucio Woytovicz Junior.



Fábio Augusto de Lara - 30 anos
Assassinado com um tiro na cabeça, no estacionamento de uma casa noturna, na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), no Uberaba.
Quinta-feira de madrugada (08/03).

Joaquim Faviano Volochen - 36 anos
Assassinado a tiros, no portão de casa, na Rua Uirapuru, no bairro Capela Velha, em Araucária.
Quinta-feira de madrugada (08/03).

Homem não identificado - 23 anos
Assassinado a facadas, no calçadão da Rua XV de Novembro, próximo à Rua Barão do Rio Branco, no Centro.
Quinta-feira de madrugada (08/03).


Capital da Violência - Rankings nacionais e internacionais apontam situação violenta de Curitiba

Foto: Reprodução/Mapa da Violência/SangariEstatística na cor roxa mostra aumento considerável na taxa de homicídio em Curitiba e Região Metropolitana
Estatística na cor roxa mostra aumento considerável na taxa de homicídio em Curitiba e Região Metropolitana

Lucio Woytovicz Junior


A população de Curitiba presenciou a violência aumentar ano a ano, na última década. Após a reclamação de moradores se tornar estatística, o poder público viu a capital paranaense aparecer em rankings nada satisfatórios.

Das 27 capitais brasileiras, Curitiba subiu 14 posições e hoje é a 6ª capital mais violenta do Brasil, segundo o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Instituto Sangari. De acordo com o Ministério da Justiça, a capital paranaense registrou 56 homicídios, para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2010, enquanto a média nacional é de 26. O número é mais que o dobro da taxa registrada dez anos antes, quando a cidade era apenas a 20ª com maior média de assassinatos. O bairro mais perigoso é a Cidade Industrial (CIC).

Como se não bastasse o índice nacional, Curitiba figurou entre as cidades mais violentas do mundo, segundo estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. A capital está na 39ª posição, a frente de cidades da África do Sul, da Colômbia e do Iraque.

Segundo o site Crimes Curitiba, 2011 registrou 777 homicídios em Curitiba, uma média de 2,1 assassinatos por dia.

Fonte:


Poderá Ler também:
Cidade sorriso. Rotulada de capital ecológica pela Organização das Nações Unidas (ONU), com melhor qualidade e padrão de vida do país. Altos índices de educação que a preconizaram como a cidade do conhecimento. Referência no transporte urbano, impressiona pela limpeza e organização de suas praças e parques. Aos quatro cantos, é exaltada como “de primeiro mundo”. Esta é Curitiba, capital do Paraná, a maior cidade do Sul do Brasil.
É principalmente esta gente que sente na pele a dificuldade de morar na 6.ª capital mais violenta do país – conforme estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça, baseado em dados de 2008. (em 12/04/2011)

Dados oficiais mostram que já temos 34 homicídios a cada 100 mil habitantes. São Paulo tem 11. O Rio, 34,8 em 01/05/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog