quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

2ª Reunião – Comissão da Verdade no Paraná



Adiada reunião da Comissão da Verdade (PR), para 07/02 que inicialmente estava prevista para 31/01, devido à viagem de dois de seus integrantes para Brasília em 1º de fevereiro para contatos com a Dep. Luíza Erundina, e também porque provavelmente até lá já estará definida uma data para o lançamento do movimento no Paraná.

Na primeira reunião em 17/01, estiveram reunidos, na sede da CUT/PR, entidades e partidos políticos, dando início ao movimento em apoio às investigações da Comissão Nacional da Verdade, cuja criação foi sancionada em novembro passado pela presidente Dilma Rousseff.

Nesta segunda reunião poderia ser sugerido também o que foi proposto pela Ministra Maria do Rosário sob a inclusão de líderes camponeses mortos ou torturados pela ditadura militar, conf. Informação editada em Carta Maior:

A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou que sua pasta vai sugerir a ampliação dos prazos e do escopo de trabalho da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos para que nela sejam incluídos centenas de casos de líderes camponeses mortos ou torturados pela ditadura militar. Essa medida pode significar na prática também uma ampliação do leque de investigações da Comissão da Verdade.
De Carta Maior em:

            A segunda reunião seguirá no mesmo local da primeira, ou seja, na Rua Pe. João Manoel, 444, Alto São Francisco, Curitiba, Paraná (Sede CUT/PR).

A lista dos que devem morrer é seletiva, mas na prática os familiares acabam sendo incluídos.”
José Pinheiro Lima “Dedezinho”
(Assassinado em junho de 2001 juntamente com sua esposa e seu filho em sua casa no município de Marabá/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog