domingo, 1 de janeiro de 2012

1º DE JANEIRO DE 2012 CENTENÁRIO DE JOÃO AMAZONAS


Agradeço também ao alerta dado por Désirée Oberst (meu amor) sobre a data de 1º de janeiro 1912 data do Centenário de João Amazonas.
João Amazonas de Souza Pedroso mais conhecido como João Amazonas, nasceu em Belém do Pará em 1º de janeiro de 1912 e veio a falecer em São Paulo em 27 de maio de 2002, com 90 anos e 4 meses.
Sem dúvida foi um grande teórico marxista, político revolucionário, guerrilheiro e líder do Partido Comunista do Brasil, se envolvendo com o movimento comunista em 1935, com 23 anos, quando esteve presente em um comício da Aliança Nacional Libertadora (ANL) na praça do Largo da Pólvora e integrou-se à ANL.
Convidado a participar da Juventude Comunista, em seguida filiou-se também ao Partido Comunista do Brasil.
Logo após o ingresso no Partido Comunista, João Amazonas organizou uma célula comunista na empresa em que trabalhava e organizou o sindicato de sua categoria. No mesmo ano que iniciou sua participação política foi preso durante 15 dias por envolvimento com a União dos Proletários de Belém.
No início de 1936, João Amazonas é novamente preso por ser ex-integrante da ANL. Durante a prisão, João Amazonas e Pedro Pomar realizam uma greve de fome contra as péssimas condições e ministram aulas de marxismo-leninismo aos outros detentos. Em junho de 1937, João Amazonas é absolvido por falta de provas após um ano e meio de prisão.
Com o golpe de Estado de Getúlio Vargas, justificado pelo falso Plano Cohen e que implantou a ditadura do Estado Novo, a repressão aos comunistas aumenta. E em 10 de setembro de 1940, João Amazonas que atuava na produção de propaganda e que exercia cargo de direção no Partido Comunista do Brasil do Pará, é novamente preso.
Após sua libertação dedicou sua vida ao legado da luta comunista. Tendo inclusive, participado por diversas vezes de congressos em faculdades e instituições de ensino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário