segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMITÊ SOLIDÁRIO AS VÍTIMAS CAMPONESAS


O Comitê Nacional Solidário às Vitimas do Massacre de Corumbiara ligado ao MCC - Movimento Camponês Corumbiara pede a vocês que criem em suas cidades o Comitê Solidário As Vitimas Camponesa – Brasil e/ou o Comitê em defesa por justiça a vitimas de massacres no Brasil.

O movimento Camponês Corumbiara, foi fundado num encontro Estadual realizado de 22 a 25 de fevereiro de 1996, o qual mostra o resultado da luta combatível dos camponeses do norte do Brasil, em defesa da igualdade, defesa da floresta Amazônica, e de uma Reforma Agrária justa, o fim do latifúndio que não respeita as leis e o direito dos camponeses.



Seu principal objetivo é preparar os trabalhadores sobre os conceitos da luta pela terra, fazendo ocupações organizadas e conscientes, fazendo mobilização de mais trabalhadores que precisam e querem um pedaço de chão para produzir, preparando-os para produção e comercialização dos produtos que serão produzidas pelas famílias assentadas. O primeiro passo seria o de orientar aos trabalhadores rurais para que juntos alcancem seus objetivos, resumindo, lutam para dar uma vida justa aos camponeses e camponesas que querem trabalhar.

Este movimento nasce alguns meses após o massacre de Corumbiara em Rondônia em 09/08/95, com o objetivo de dar continuidade à luta dos camponeses sem terra, combatendo a burguesia de Latifundiários e lutando a favor dos excluídos são admiradores do MST, mas não concordam com alguns de seus lideres, mesmo assim acreditam na luta do MST, pois consideram que ambos têm o mesmo objetivo e precisam ser mais combativos.

Só para entender melhor, em 15 de julho de 1995, ocorre à ocupação da Fazenda Santa Elina, no município de Corumbiara a 700 quilômetros de Porto Velho (RO). Algumas semanas após, em 8 de agosto, o grupo recebeu uma ordem judicial para a remoção dos sem-terra, sendo que em 72 horas seria definida uma nova negociação de como se daria a saída, já o grupo pleiteava a área para a reforma agrária.

Porém, durante a madrugada em 09 de agosto, um grupo de policiais e pistoleiros invadiu o local a balas, abrindo fogo contra os sem-terra que ocupavam a Fazenda Santa Elina. Durante o conflito, dois civis e dois policiais morreram. Após o controle da situação, os agentes de segurança deram início a uma sessão de tortura e promoveram ao menos doze execuções.

Conforme relata Claudemir Gilberto Ramos:

Dominados os trabalhadores, a polícia deu início a uma série de agressões, torturas e execuções, documentadas em depoimentos e análises técnicas. Os adultos foram amarrados e jogados no chão; crianças eram obrigadas a pisoteá-los. Uma menina de 6 ou 7 anos recusou-se e acabou morta, segundo relatos. Claudemir conta que homens sofreram mutilação dos testículos e alguns mortos tiveram o pescoço cortado por motosserra. Os trabalhadores foram obrigados a comer terra misturada ao sangue. Nessa etapa, há oito execuções extrajudiciais comprovadas.

Não devemos também esquecer o que se sucedeu no Pará em 17 de abril de 1996, há 15 anos quando ocorreram as 19 mortes de trabalhadores rurais no massacre de Eldorado dos Carajás, dando origem ao movimento Abril Vermelho criado pela Vila Campesina e MST.

Inspirados por estes acontecimentos é que o grupo propõe que se criem em diversos Estados o Comitê Solidário As Vitimas Camponesa, não só pelos acontecimentos de Corumbiara, mas também a favor de uma reforma social justa e distribuída a toda classe de trabalhadores rurais, levantando o véu da ignorância e o conhecimento a todos que precisarem.

Convocam a todos os movimentos progressistas e da esquerda, não importando a sigla partidária, desde que estejam engajados em favor da dos agricultores, dos sem terra, dos sem teto e das classes menos favorecidas.

Esperam contar também com o apoio do ex-presidente Lula e da Presidenta Dilma, para que se possa levar em frente o seu objetivo principal que é o de criar o COMITÊ SOLIDÁRIO – SOLIDÁRIO ÀS VITIMAS CAMPONESAS-BRASIL.

Proposta para criar um comitê estadual encontrei no Blog: http://camponescorumbiara.blogspot.com/2011/04/convidamos-para-lutarmos-unidos-por.html

Se quiserem saber mais leiam em:

Entrevista na integra Sobrevivente do massacre de Corumbiara vive há 16 anos como "foragido da injustiça":

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/03/sobrevivente-de-massacre-vive-ha-16-anos-como-foragido-da-injustica

Movimento pede a Dilma nova investigação do massacre de Corumbiara em: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/03/movimento-pede-a-dilma-nova-apuracao-sobre-massacre-de-corumbiara

Corumbiara: promotor revela surpresa com impunidade a fazendeiros em: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/03/corumbiara-procurador-diz-ter-ficado-surpreso-com-impunidade-a-fazendeiros

Ativistas vão a Brasília por novo julgamento do massacre de Corumbiara em: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/03/2011/03/comite-vai-a-brasilia-por-novo-julgamento-de-massacre-de-corumbiara

CRABASTOS @ em: http://crabastos.blogspot.com/2011/04/sobrevivente-do-massacre-de-corumbiara.html

CORUMBIARA: O MASSACRE DOS CAMPONESES. RONDÔNIA/BRASIL 1995Helena Angélica de Mesquita – Professora do Curso de Geografia da UFG/Campus de Catalão em: http://hastalavictoriasempre.blogspot.com/2011/01/corumbiara-o-massacre-dos-camponeses.html

ABRAÇOS E SAUDAÇÕES VERMELHAS.

AMIGOS COMPANHEIROS E CAMARADAS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog