terça-feira, 18 de maio de 2010

Acordo com Irã é a maior vitória diplomática do Brasil!

Considerada a maior vitória diplomática da história do Brasil, a notícia sobre o acordo da energia nuclear do Irã, saiu em diversas mídias, tanto nacional como internacional, todas, pelo menos em sua maioria, elogiando a atuação da política Brasileira e do Presidente Lula.

Poderia muito bem ter postadado está notícia, ontem (em 17/05/10), mas infelizmente não deu, transcrevo parte do que saiu no portal do Vermelho, sobre o acordo Brasil - Irã.

Leiam no Portal do Vermelho:

17 de Maio de 2010 - 9h04


Brasil, Irã e Turquia celebram acordo nuclear assinado hoje em Teerã

Brasil, Irã e Turquia celebram acordo nuclear assinado hoje em Teerã

Acordo com Irã é a maior vitória diplomática do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou na manhã desta segunda-feira (17) que houve acordo sobre a questão da energia nuclear do Irã. O acerto prevê que o Irã entregará 1.200 quilos de urânio à Turquia e receberá 120 quilos do produto enriquecido com monitoramento de organismos internacionais. O acordo entra na história como uma das mais emblemáticas vitórias da diplomacia brasileira e projeta o Brasil e o presidente Lula como protagonistas de primeira linha na política global.

O acordo nuclear assinado hoje por Brasil, Irã e Turquia nuclear fecha o caminho para a possibilidade que a comunidade internacional imponha novas sanções ao regime iraniano, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Em entrevista coletiva em Teerã, após o anúncio do pacto, Amorim assegurou que o compromisso adquirido pelas autoridades iranianas fecha a porta para a política de sanções sugerida pelas grandes potências.

Maiores informações leia no sítio:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=129479&id_secao=9

Nenhum comentário:

Postar um comentário